Boston Terrier

O Bull Terrier e o Buldogue Francês. Alguns acreditam que até mesmo outras raças tomaram parte no processo de criação, como por exemplo o Boxer. Criada originalmente para combate, a raça passou a ser chamada de Boston Terrier ao final do século 19, em alusão a sua terra natal, e conquistou cada vez mais notoriedade nos Estados Unidos. Com "terrier" apenas no nome, os bostons apresentam hoje características bem mais suaves em relação aos cães de rinha do passado.




O primeiro exemplar da raça foi exibido pela primeira vez em Boston em 1870, mas somente em 1893 foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club. O standard moderno, no entanto, foi modificado no início do século 20 para incluir todas as marcações características desta raça.



Descrição e Aparência da raça Boston Terrier


O aspecto geral é de um cachorro cheio de vida, de pelagem lisa, cabeça e cauda curtas, de corpo compacto e musculoso. Apresenta constituição enxuta e bom equilibrio dentro de sua estatura média. A cabeça indica um alto grau de inteligência e a expressão ideal desta inteligência também é uma importante característica da raça. A cabeça é bem proporcionada em relação ao corpo, que se apresenta um tanto curto e muito bem conformado, com membros fortes e elegantemente torneados. Quando comparados os exemplares de cada sexo, a única diferença mais evidente é um ligeiro refinamento na conformação geral da fêmea.
A cauda é curta e nenhuma forma deve estar tão acentuada que faça o cão parecer mal proporcionado. Os melhores exemplares dão a impressão de decisão, atividade e vigor físico, com maneiras de grande classe, porte simples e gracioso. Os olhos são redondos, grandes, de cor escura. As orelhas são pequenas, portadas eretas, naturais ou cortadas. As pernas são definidas um pouco afastadas, com peito amplo e pescoço ligeiramente arqueado.


Os cães da raça Boston Terrier apresentam uma pelagem curta, lisa, de textura fina e brilhante. As cores aceitas são o brindle (tigrado), preto ou seal (cor-de-foca) sendo obrigatória nesses dois últimos casos, a existência de marcações em branco no antepeito, ao redor do focinho, e entre os olhos. Uma combinação proporcionada de cor de fundo e manchas indicam particular distinção. É um cão que, em geral, não apresenta a preponderância de branco na cor da pelagem. Cor, manchas e expressão são fatores de máxima importância no aspecto geral desta linda raça de pequeno porte.
Em relação ao peso, a raça Boston Terrier é dividida em 3 classes: cães abaixo dos 6,8 kg; cães entre 6,8 até 9 kg; e cães de 9 até 10,35 kg.



Temperamento da raça Boston Terrier


Nâo é difícil descrever o temperamento dos cães desta raça. Esses cães são incrivelmente sensíveis e conectados ao dono, fazem de tudo para agradar e aprendem com facilidade. De acordo com o standard oficial da raça, o Boston Terrier é um cão afetuoso e gentil, apresenta excelente disposição e um alto grau de inteligência. É descrito pela maioria dos proprietários como um maravilhoso cão de companhia.

Além de ser considerado um cão extremamente inteligente, o Boston Terrier é afetuoso, dócil, de expressão gentil e alerta. É um cão amável, sem nenhum traço de agressividade, incapaz de reagir de maneira agressiva, mesmo quando irritado. Devido ao alto grau de inteligência, é uma raça considerada de fácil adestramento, o cão parece estar sempre em sintonia perfeita com seu dono ou adestrador durante as aulas de obediência e responde com facilidade aos comandos.

Esses pequenos e charmosos cães apresentam contudo, um temperamento forte. São alertas, decididos e entusiasmados. Se o dono não conseguir sustentar a liderança de forma adequada, o cão certamente assumirá uma posição de líder, e poderá com o tempo, se tornar teimoso e apresentar demais problemas de comportamento relacionados a falta de liderança. Os bostons precisam de um dono que saiba demonstrar autoridade, de forma firme, confiante, porém suave e sem agressividade. Os donos que não se comunicam de forma apropriada e que não sabem demonstrar liderança, não conseguem ensinar ao cão o que é certo e o que não é e, em muitos casos, os cães acabam desenvolvendo distúrbios de comportamento. Muitas vezes cães sem a lideraça adequada podem, por exemplo, se tornarem agressivos com outros cães.

Alertas e espertos, os bostons são frequemente descritos por seus proprietários como cães vigilantes e atentos aos movimentos de pessoas estranhas, mas que nunca latem insistentemente ou sem motivo aparente. Alguns dizem que seus cães sequer latem à porta, mesmo diante de qualquer movimetno atípico do lado de fora.

Muito brincalhões, porém calmos e equilibrados, os cães desta raça não são tão exigentes em relação a necessidade de exercícios. Como qualquer cachorro, costumam gostar de passear, mas requerem uma dose moderada de exercícios diários, e preferem permanecer sempre junto aos donos, o que os tornam maravilhosos companheiros. Devido ao seu caráter essencialmente calmo e amistoso, o Boston Terrier é descrito como um cão muito bom com crianças e idosos, e costumam fazer novas amizades com facilidade, mesmo com pessoas estranhas ao ambiente familiar. Também são considerados muito bons com outros animais de estimação, costumam conviver bem com seus semelhantes e até mesmo com outros pets.

Um ponto importante em relação ao Boston Terrier, é que devido ao seu focinho curto, ele pode apresentar dificuldade para respirar durante as atividades físicas, que devem ser dosadas adequadamente e evitadas quando estiver muito calor. Lembre-se que essa é uma raça que não deve ser estimulada em excesso, o ideal é que as doses de exercícios sejam moderadas. As brincadeiras ao ar livre podem ser estimuladas, desde que supervisionadas, e os passeios de coleira devem ser preferencialmente curtos.

Comentários